Buscar Eventos

Lista de Eventos Disponíveis
VIII FÓRUM: A e-NASF/AP: um dispositivo potente para produzir saúde integral e contribuir para formação no SUS

Apresentação: APRESENTAÇÃO O projeto Fórum e-NASF/AP é programado para acontecer uma vez ao ano, é uma forma de promover educação permanente para os profissionais das e-NASF/AP e da equipe saúde da família, além de incluir estudantes em formação acompanhados pelas equipes NASF e gestão. Considerando o atributo da integralidade na Atenção Primária à saúde, a e-NASF vem ampliar as ações do cuidado integral na perspectiva da promoção à saúde, junto com as equipes de saúde da família, a qual está vinculada. Destacamos a importância da educação permanente para os profissionais da Atenção Básica na especificidade das suas práticas nos serviços. Nesse sentido, o VIII Fórum e-NASF/AP 2022 apresenta nessa edição uma proposta para dialogar sobre a importância da compreensão e internalização conceitual da clínica ampliada na formação de grupos visando o cuidado integral. Dialogando, da mesma forma, sobre a importância de contribuir na formação de estudantes no âmbito do SUS na e-NASF/AP Na perspectiva da educação permanente, será apresentado o projeto Um olhar integral para a formação de grupos na Atenção Primária., incluído também na programação anual de saúde de 2023 da área técnica e-NASF/AP. Por fim, ressaltamos que o Fórum é sempre um espaço de educação permanente sobre as especificidades desenvolvidas no território. JUSTIFICATIVA O trabalho da e-NASF/AP visa superar e romper com modelos técnicos assistenciais de saúde que se propõem a uma assistência curativa e sinaliza em direção a co-responsabilização, a gestão integrada do cuidado e a participação do usuário enquanto sujeito de direito, na perspectiva de clínica ampliada e compartilhada. O acompanhamento das esquipes NASF ocorre por meio de reuniões de apoio institucional, de relatórios de monitoramento mensal, de relatos de profissionais e da observação in locus, o que permitiu identificar a dificuldade de formação de grupos e adesão de usuários na participação dos mesmos. Diante disso, sentimos a necessidade de fortalecer o desenvolvimento das ações no território a partir do olhar da clínica ampliada com a formação de grupos. Outro desafio a ser enfrentado trata-se da e-NASF/AP enquanto campo de contribuição para a formação profissional de estudantes no âmbito do SUS. Os profissionais/preceptores têm relatado a necessidade de dialogar mais sobre esta responsabilidade, uma vez que é crescente esta demanda. Diante dessas questões postas, a VIII edição do Fórum e-NASF/AP se constitui um espaço para favorecer o diálogo e a reflexão sobre essas práticas e ainda motivar a busca e aprofundamento do conhecimento para qualificar as intervenções e obter melhores resultados. OBJETIVOS 1. Dialogar sobre a prática do cuidado integral na perspectiva da Clínica Ampliada com a formação de grupos. 2. Fortalecer o papel da eNASF/AP na prática de preceptoria com olhar na integração ensino, serviço e comunidade METODOLOGIA  Acolhimento e mesa de Abertura;  Exposição dialogada com 2 mesas e apresentção de projetos.

Categoria: PROFISSIONAIS DE SAÚDE DAS UNIDAES DE SAÚDE E COMUNIDADE

Data Ínicio das Inscrições: 10/11/2022 às 00:01:00

Data Fim das Inscrições: 30/11/2022 às 23:59:00

Endereço Evento: Avenida Comendador Gustavo Paiva - Cruz das Almas , Maceió

Mais Informações / Inscrição

Capacitação de Acolhimento com Classificação de Risco

Apresentação: Implantação de acolhimento com classificação de risco na Unidade Docente Assistencial Prof Gilberto de Macedo ( UDA UFAL), e desta forma melhorar integração do processo de trabalho da equipe de saúde; promover o acolhimento e escuta qualificada dos usuários conforme preconiza da Política Nacional de Humanização em sua diretriz: acolhimento; aumentar o nível de informação da população sobre o atendimento ofertado; melhorar a avaliação e risco da vulnerabilidade com enfoque individualizado para cada usuário; redefinir o melhor encaminhamento do usuário para o profissional adequado a queixa; transformar práticas profissionais conforme a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A metodologia utilizada será a roda de conversa, dinâmicas em grupo e estudos de casos.

Categoria: Servidores da UDA/UFAL

Data Ínicio das Inscrições: 27/07/2022 às 08:00:00