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Título:
PROJETO INFOJOVEM: CONECTANDO CIDADANIA E PROTEÇÃO INTEGRAL
Descrição:
O direito de ser adolescente, e de ter todos os direitos fundamentais (saúde, educação, cultura, laser, trabalho, moradia, a vida, etc.) mesmos garantidos de forma integral é hoje uma das premissas fundamentais para se trabalhar com público jovem. Demandando não apenas abordar as mudanças biológicas que emanam do ‘‘Ser adolescente’’, mas sobretudo proporcionar um diálogo amplo sobre uma diversidade de transformações sociais, psicológicas, assim como o fator biológico em seu auge de modificações que a adolescência traz consigo. Destarte, cabe salutar que trabalhar os direitos sociais de forma integral com o público adolescente, remete ao de considerar a possibilidade de construir uma sociedade mais justa, igualitária, na qual as pessoas fazem parte da sociedade de forma protagonizada e ativa, onde consequentemente são atores de mudanças e de luta por igualdade de direitos para todos, sendo o adolescente um partícipe importante por se consagrar no ápice de seu vigor em conhecer, em ser, em fazer, em lutar. O ‘‘projeto Infojovem’’, assim chamado em sua primeira versão, caracterizou-se por proporcionar aulas sobre aspectos de informática básica, que formou cerca de 25 alunos aptos a utilizar a ferramenta da tecnologia da informação/informática a favor de seu benefício, visto que hoje observamos que o acesso a informação com a ferramenta da internet está bem mais disposta na sociedade. Contou ainda, mesmo que de forma ainda tímida, com abordagem de temas relacionado a saúde, tais como; alimentação saudável, DST’s, dentre outros. Desse modo, o presente projeto que agora se encontra na sua 2º edição, visa não apenas trabalhar questões relacionadas ao acesso a tecnologia/informática, mas maximizar suas ações voltadas a discutir com o público adolescente as diversas interfaces acerca de direitos sociais que os mesmos precisam conhecer e se apropriar, a medida que se tornem não apenas conhecedores, mas sim, multiplicadores de informações pertinentes a aspectos para alcance de uma cidadania integral. A inclusão digital é uma necessidade que emerge a partir de 1990, como decorrência direta dos impactos da internet no mundo. Nesse sentido, o estar inserido digitalmente torna-se um direito dos cidadãos, sendo um requisito para a sua existência em um mundo no qual as informações e comunicações são globalizadas. “Incluir os cidadãos à era da informação passa a ser uma obrigação para os poderes públicos já que comumente associa-se inclusão digital como uma forma de inclusão social (LEMOS e COSTA, 2005, p.2). Desse modo, o seguinte projeto enfatiza a construção compartilha de criação de vínculos com esses adolescentes, implicando na integralidade da saúde, apostando na força da intersetoriedade e promovendo corresponsabilidade no cuidado, autonomia e empoderamento. Visto que, proporcionar encontros com temas tanto de formação como de autocuidado repercute em vários aspectos da vida desses jovens. GERAL: Estimular as adolescentes/jovens a se tornarem protagonista da sua história de vida, contribuindo para o exercício de tomada de decisão nas diferentes áreas de vivência. ESPECÍFICOS: • Construir Espaços de discussão acerca de direitos integrais dos adolescentes; • Debater a temática de direitos sexuais e reprodutivos, promovendo reflexão acerca de proteção contra DSTs, Gravidez na adolescência, acesso a métodos contraceptivos, entre outros fatores; • Construção colaborativa de conhecimentos por parte dos adolescente acerca da prevenção a violência, e as diversas temáticas envolvidas na cultura de paz; • Apreender e discutir sobre sustentabilidade e os múltiplos fatores envolvendo a proteção ambiental; • Consolidar um amplo conhecimento pelos envolvidos do projeto sobre práticas de atividade física, bem como de alimentação saudável; • Conhecer os pontos de apoio para proteção dos direitos integrais que os adolescentes podem está acessando. • Aula Inaugural; • Aula de informação; • Rodas de conversa. Espera-se que esse projeto promova um desenvolvimento de habilidades e capacidades acerca das temáticas trabalhadas, proporcionando a inclusão digital como uma ponte para a interação, inserção social, qualidade de vida, direito, deveres e autocuidado.
Carga Horária:
40 Horas
Categoria:
COMUNIDADE
Data Ínicio das Inscrições:
20/08/2022 às 08:00:00
Data Fim das Inscrições:
27/11/2022 às 23:00:00
Data Ínicio Evento:
28/11/2022
Data Fim Evento:
07/12/2022
Endereço
Local:
FACIMA - Faculdade da Cidade de Maceió
Endereço:
Av. Durval de Góes Monteiro
Bairro:
Tabuleiro do Martins
Estado:
AL
Cidade:
Maceió
CEP:
57081-285
Estado:
4354